terça-feira, 17 de maio de 2011

Inclusão digital

Pensando em redes sociais logo vemos o seu crescimento e junto a ele a inclusão digital.

      Devido a consolidação da internet como mídia foi sendo criado uma expectativa na formação de um instrumento realmente democrático capaz de guardar e divulgar globalmente as informações. O baixo custo desse novo veículo de comunicação ajudou com que as pessoas que não tinham esse acesso, tivessem uma oportunidade de mostrar suas idéias,opiniões , informações,etc.,em um espaço onde é acessado mundialmente .Mas é necessário ter cuidado ao observar  as informações que pode não existir total segurança de conteúdo .
       A ciência e tecnologia vem ganhando cada vez mais o seu espaço em áreas de comunicação. O ritmo acelerado propicia novos desafios , onde a qualidade jornalística é muito importante. O leitor é sempre o maior prejudicado com a informação desqualificada, ainda com muitos profissionais que procuram manter- se atualizados através da educação informal.Informações falsas podem trazer conseqüências graves , como a automedicação ao uso inadequado de medicamento . Existem princípios para o cientista ter o seu trabalho reconhecido : 1- universalismo, 2- comunismo, 3- desinteresse e 4-ceticismo organizado .
             Nem sempre as informações trazidas pela reportagem abordam avanços . O jornalista científico tem a inovação da descoberta da ciência e tecnologia . Muitos cientistas deixam de conversar com jornalistas alegando que suas pesquisas são segredos. A mídia tem um papel importante no avanço da compreensão do público sobre a ciência que ainda é falho.
             Com as alianças entre as redes de notícia e grupos financeiros e industriais , a independência editorial dos meios de comunicação ao todo, encontram-se ameaçados, com isso não e difícil de ver que a ética , na realidade empresarial se confronta com os negócios . No caso da internet, apesar de sua consolidação , nem todos os brasileiros tem acesso a rede.

             Mesmo com todo esse crescimento da inclusão digital , desafio é ensinar a utilização da maneira certa de ter esse novo veículo como uma fonte barata e rápida para pesquisas e informações. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário